terça-feira, 26 de junho de 2018

Plantas

Plantas


  • Plantas parasitas
Para sobreviver e adquirir os nutrientes necessários para sua existência, além de um solo rico, a planta passa pelo processo de fotossíntese. As plantas parasitas, também conhecidas como holoparasitas, não. Elas necessitam de outras plantas para sua sobrevivência, sendo suas folhas ou nulas ou reduzidas a pequenas escamas amareladas. As plantas parasitas desenvolveram órgãos de sucção que penetram nos feixes condutores da planta hospedeira. Muitas espécies parasitas são subterrâneas ou vivem dentro dos tecidos de outra planta e só na altura da floração se tornam visíveis para o exterior, desenvolvendo algumas flores de cores lindíssimas.

A seguir, conheça algumas plantas que se alimentam de outras:

1.Cuscuta (popularmente conhecida como fios-de-ovos)




2. Raflésia

Imagem relacionada

Conheça mais sobre as plantas parasitas no link a seguir:


  • Plantas epífitas 

As plantas epífitas vivem sobre outras plantas, mas não possuem hábitos parasitas, não retirando, portanto, nutrientes daquela que lhe fornece apoio.
Existem diversas espécies de plantas epífitas no planeta. Elas são encontradas, em sua grande maioria, em florestas tropicais úmidas, em especial as Florestas Neotropicais, sendo raras em ambientes com temperaturas baixas. Alguns autores estimam que 29000 espécies, cerca de 10% do total de plantas vasculares, apresentam esse hábito de vida, e grande parte delas são angiospermas.

Temos as bromélias e as orquídeas como exemplo.

Resultado de imagem para bromélia epífita


Para mais informações e imagens sobre as plantas epífitas acesse os links abaixo:




  • Plantas aquáticas




O que são plantas aquáticas?

Plantas aquáticas são plantas que se adaptaram a viver em ambientes aquáticos. Eles também são referidos como hidrófitas ou aquáticas macrófitas . Estas plantas requerem adaptações especiais para viver submerso em água , ou na superfície da água. Plantas aquáticas só podem crescer em água ou em solo que está permanentemente saturado com água. Aquáticos plantas vasculares podem ser samambaias ou angiospermas (a partir de uma variedade de famílias, incluindo monocotiledôneas e dicotiledôneas ). algas não são plantas vasculares, mas eles são multicelulares marinhos algas e, portanto, não são normalmente incluídas entre as plantas aquáticas. Ao contrário de tipos de plantas, tais como mesophytes e xerófitas, hidrófitas não têm água um problema de retenção, devido à abundância de água no seu ambiente. Isto significa que as plantas aquáticas têm menos necessidade de regular a transpiração , o que exigiria mais energia e ser de pouco benefício para a planta.

Clique nos links abaixo para visualizar fotos e informações sobre as plantas aquáticas:

http://www.plantasonya.com.br/plantas-aquaticas/tipos-de-plantas-aquaticas.html/comment-page-1

https://www.youtube.com/watch?v=TwljxxX0ZVs
  • Plantas terrestres
As plantas terrestres é o grupo de plantas que nos é mais familiar, pois inclui árvores, musgos, fetos e muitas outras plantas terrestres, englobando assim plantas não vasculares, vasculares com semente e vasculares com flor. Consideram-se plantas terrestres porque estão adaptadas para a vida em terra, apesar de algumas serem secundariamente aquáticas .

Cacto.
Girassol.
Samambaia.